Alertas do Twitter já está disponível em Inglaterra

alertas-do-twitter

Apesar da realidade da Europa ser completamente diferente dos Estados Unidos, o mundo vive uma crise sob ameaça crescente do terrorismo. Não fosse o terrorismo apenas uma ameaça no meio de tantas outras, o twitter possui uma definição que que chama Alertas do twitter e permite receber alertas de emergência enviados por algumas organizações específicas.

Designada para complementar em vez de substituir os avisos públicos é possível receber tweets de alerta enviados por agências de segurança e de protecção civil, de modo a ter informação actualizada e relevante em caso de crise.

Estas informações em caso de crises, podem ser instruções de evacuação, indicações de actuação em caso de pandemia, avisos de tempestades, conselhos em caso de catástrofe entre muitas outras possíveis.

Na era da tecnologia, em que as pessoas passam muito tempo agarrados aos seus telemóveis e aos seus tablets, em vez das tradicionais televisões e rádios, este tipo de alertas no twitter podem fazer a diferença e salvar muitas vidas.

Há que ter em conta que este tipo de alerta tem o intuito de prevenir perdas de pessoas e bens, pois como sabemos dependem muito de ter uma infra estrutura de internet viável e a funcionar convenientemente. Apesar de tudo, mesmo numa catástrofe já é possível montar infra-estruturas de internet e energia no local de modo a que estes tipos de alerta cheguem a algumas pessoas.

Para activar estes alertas basta seguir os seguintes passos:

1. Abra a aplicação do twitter;

2. Settings > Accounts > Sua conta > Mobile Notifications > Crisis and emergency alerts

3. De seguida ir ao twitter da organização que pretende e activar os alertas. Apesar de parecer simples o twitter ainda vai ter de melhorar esta pesquisa, visto ser necessário ter de se seguir alguns passos.

Como não temos conhecimento de associações de protecção civil ou governamentais com este tipo de alerta em Portugal, vamos usar o da FEMA (Federal Emergency Management Agency) que é equivalente ao Serviço Nacional de Protecção Civil.

4. Ir à página do twitter da agência ou organização – https://twitter.com/fema
Colocar um /Alerts à frente do endereço do twitter da agencia ou organização – https://twitter.com/fema/alerts

5. Activar o serviço na respectiva caixa.

Apesar dos serviço de alertas do Twitter já estarem disponíveis em Inglaterra esperamos que as agências de segurança dos restantes países da Europa consigam se adaptar às novas tecnologias e implementem este pequeno programa de alertas no twitter. Em caso de emergência a informação salva vidas.

Leave a Reply