Macbook de 12 polegadas à frente da sua era!

Macbook-2015-2

Se existiu produto apresentado ontem no Evento da Apple que me fez salivar, foi o novo Macbook de 12 polegadas.

Quem segue de perto o mundo da tecnologia, sabe de antemão que não existem computadores perfeitos, existe sim, um que é mais adequado para uma determinada tarefa. O problema de comprar um computador novo, é nós próprios nem sempre sabemos bem o que queremos e acabamos por comprar com o coração em vez de com a razão.

Ontem a Apple apresentou o seu novo membro da família dos portáteis. O Macbook de 12 polegadas que é mais fino e leve se comparado com os seus irmãos mais velhos e trás nova tecnologia no seu interior.

À primeira vista o Macbook de 12 polegadas é quase uma peça de arte. É muito fino, com apenas 13,1 mm de espessura e bastante leve, pesando apenas 910g e está disponível em três cores, prateado, dourado e cinzento sideral.
Macbook-2015-1
De modo a manter o seu design elegante, sem aumentar o volume, Jony Ive foi obrigado a abandonar com estilo, o logotipo da maçã retro iluminado a que estamos habituados. Pelo que este Macbook tem um ecrã retina superfino de 12 polegadas, uma resolução 2304 x  1440, com um racio 16:1.
Macbook-2015-3
Com a sua mini placa lógica, 67% mais pequena que as gerações de macs anteriores, este ultra portátil é extremamente eficiente e não necessita de ventoinhas para dissipar o calor. Com os novos processadores da Intel para ultra portáteis, este computador quase que poderia ser um híbrido se possuísse um ecrã touch que pudesse ser dobrado e funcionar tipo tablet.
Macbook-2015-4
Este Macbook de 12 polegadas vai ser vendido em duas versões com 8GB de Ram, gráfica integrada intel HD 5300 distinguindo-se apenas no processador e no armazenamento. A versão mais barata irá custar 1499€ e estará equipada com um Processador Intel Core M dual core a 1.1 GHz com turbo boost até 2.4 GHz e disco SSD de 256GB, enquanto a versão mais cara (1829€),traz um processador Intel Core M dual core a 1.2 GHz com turbo boost até 2.6GHz e um disco SSd de 512 GB.
teclado-macbook-air-12-polegadas
O teclado deste ultra portátil foi completamente redesenhado para aproveitar todo o espaço possível. As teclas apresentam um novo mecanismo em forma de “borboleta”, de modo a que o teclado seja mais fino, preciso e confortável.
Macbook-2015-7
O trackpad sofreu também melhorias, sendo agora capaz de sentir a pressão. Esta nova característica trás melhorias na forma como usamos o trackpad, fazendo com seja possível usar a pressão para pré-visualizar documentos sem abrir a aplicação ou mudar a forma como se trabalha na aplicação de email. Há também uma espécie de vibração de feedback consoante o que se visualiza no ecrã. Tudo isto é integrado com os gestos multitouch que os utilizadores dos macs adoram.
Macbook-2015-6
O novo Macbook, está pensado para funcionar em pleno no mundo pensado pela Apple e em perfeita harmonia com os seus equipamentos. A partilha de documentos é feita a pensar no Airdrop, a partilha de mídia com o Airplay, e integração com os mais recentes equipamentos sem fios da Apple. Na apresentação de ontem foi mesmo referido que o futuro será sem fios.
Macbook-2015-8
Foi a pensar nisto que a Apple apenas integrou um conector USB Tipo C no seu ultra portátil, que é apenas um terço do tamanho das fichas USB actuais. Esta ficha Usb tipo C irá servir para tudo o que seja preciso conectar ao computador, desde carregar as baterias, transferir dados por cabo USB e saída de video e som.
Macbook-2015-5
As baterias sofreram modificações na sua construção e não são as baterias “quadradonas” a que nos acostumamos a ver, antes pelo contrário, sofreram alterações no seu design, de modo a serem arredondadas e com diferentes espessuras de forma a aproveitar o máximo de espaço dentro do chassis. A autonomia poderia ser melhor, mas mesmo assim dura umas fantásticas 9 horas.

Nem tudo é perfeito neste novo macbook de 12 polegadas. Os primeiros utilizadores vão sentir dificuldades em se adaptarem apenas a uma ficha USB tipo C. Além disso uma limitação grande é quando o computador estiver sem energia e o utilizador necessitar de usar a ficha para carregar ou trabalhar com dados que estejam alojados num disco externo. Isto de ter só uma ficha USB faria mais sentido se o Macbook recarregasse por indução.

Só o tempo dirá se este equipamento é prático ou não, no entanto ao contrário dos actuais MacBooks Air e Pro, não consigo visualizar este computador como o principal, mas sim como um extra, que poderá ser carregado numa bolsa para trabalhar fora de casa.

2 Comments

  1. traz, vem de trazer…

    1. Obrigado José pela colaboração, é sempre bom ter feedback e uma ajuda vem sempre a calhar.