3 coisas que toda a gente deve fazer no seu computador

“Cuidar do computador é como cuidar de alguém querido, há 3 pequenas coisas que deves fazer no teu computador que podem prevenir grandes problemas.”

Há pequenas coisas que devemos fazer no nosso computador que podem nos evitar grandes dores de cabeça. Se tens um computador novo ou por acaso queres ser uma pessoa prevenida, o que iremos falar aplica-se a ti.

1. Backup: Hoje em dia fazemos e guardamos muitas coisas no computador, desde trabalhos escolares, privados ou profissionais, fotos, músicas, filmes e uma outra grande quantidade de dados que por vezes nem sabemos se vamos precisar. No dia que menos esperamos, eis que o nosso computador teima em falhar, impedindo-nos de aceder ao que está lá guardado. O backup nos dias de hoje está bastante facilitado, pode ser efectuado na nuvem através de serviços como o dropbox, carbonite, google drive e muitos outros, como também pode ser feito localmente, usando para tal de um disco externo ou em alternativa num suporte de CD ou DVD. É fácil por isso não facilites e faz o teu backup já hoje.

2. Instalar um antivírus: O antivírus protege software mal intencionado de infectar os nossos ficheiros. Seja apagando, roubando, estragando ou raptando, um bom antívirus pode evitar muitos disabores. Geralmente toda a gente tem antívirus visto muitas das vezes os nossos pcs já trazerem uma versão completa com actualizações que duram entre 1 a 3 meses, o erro começa depois com a não actualização do antivírus. Se não quiser usar um antivirus pago há sempre a opção de usar um gratuito. O importante é ter um actualizado já a partir de hoje. Se não se esqueça que é importante saber escolher o seu antivírus.

3. Manutenção do computador: Ao longo do tempo o nosso computador independentemente do sistema operativo usado, vai acumulando erros e tralha que faz com haja uma perca de performance. Tal como uma pessoa querida o computador deve ser cuidado e “mimado”. Quanto ao software no windows há uma aplicação que faz isto tudo chamada de Glary Utilities 5 desenvolvido pela Glarysoft. No mac por outro lado há uma aplicação fantástica chamada de CleanMyMac que está sempre alerta para manter o nosso mac limpinho.

Muitas das vezes é descurada a limpeza física do computador. Convém limpar o dissipador, ventoínhas e mudar massa térmica de tempos em tempos. Existe muita controvérsia de quanto em quanto tempo deve-se fazer isso, pensamos que por 25€ uma vez por ano ninguém fica mais pobre e o nosso computador agradece.