3 dicas para proteger o nosso computador numa rede wifi pública

Poder aceder a uma rede wifi pública é optimo, principalmente se tivermos em conta o preço dos dados. Com a proliferação de redes wifi  públicas gratuitas como Nova Iorque, Ponta Delgada, cafés e muitos outros sítios, faz com que coloquemos inconscientemente os nossos equipamentos em risco quando as usamos.

Apesar de não se ver, há cada vez mais pessoas com conhecimentos para entrarem nos nossos aparelhos assim que lhes é fornecida uma oportunidade. Usar uma rede wifi gratuita é optimo, por outro lado, apanhar um vírus ou ter o nosso computador invadido por alguém mal intencionado não é nada agradável.

Com três pequenas medidas podemos ficar protegidos face a estas ameaças:

1. Activar uma senha aquando do login: Sem password mesmo o pior hacker consegue acessar ao seu computador, uma boa password adiciona a primeira camada de protecção,
2. Ter um antivírus activo e actualizado: Existem vírus e outros malwares que se aproveitam de redes públicas para se propagarem e atacarem os nossos computadores, basta escolher um bom antivírus para adicionar mais uma camada protecção,
3. Usar uma VPN: Uma VPN ou Virtual Private Network cria uma ligação encriptada antes do nosso computador “tocar” na net, criando uma rede só nossa, protegendo contra hackers ou vírus. Se ainda não tens nenhum software podes usar gratuitamente o proXPN, pena que para o usar o teu tablet ou telefone tenhas de ter uma conta premium. Para o iOS existe o Best VPN Proxy Betternet  e para Android está disponível o Super VPN ambos gratuitos.

Agora já não há desculpas para não usar e abusar das redes wifi gratuitas em segurança.