5 coisas que podes fazer para aumentar o sinal wifi em tua casa

wifiCom a proliferação de aparelhos que utilizam wifi, damos por nós com ligações lentas, em que até para ver um streaming de um video do youtube, temos de baixar a resolução.

As coisas não precisam de ser assim e existem algumas soluções grátis e pagas, que podemos facilmente fazer para aumentar a captação do sinal wifi na nossa casa.

1. Mudar o canal do sinal wifi. Muitos aparelhos numa casa, como por exemplo o microondas, monitores de bebé e outros, usam a frequência dos 2.4 GHz, interferindo no sinal wifi. Uma forma simples de evitar estas interferências é entrar nas definições do router e mudar para canais menos congestionados como o 1, 6 e 11. Se o teu router possuir a opção Auto, convém seleccionar a mesma, pois o aparelho escolhe automaticamente o canal menos congestionado.

2.Usa a frequência dos 5 GHz sempre que possível. Esta frequência é menos congestionada, sujeiata a menos interferências e permite o uso de mais canais. Nesta frequência o alcance do sinal wifi fica reduzido, no entanto, este problema pode ser resolvido com uma antena melhor ou repetidores de sinal.

3.Melhora a localização do router. Este é provavelmente o conselho mais importante, pois melhora muito a recepção do sinal wifi pelos outros aparelhos. Preferencialmente, o router deve ser colocado numa zona central da casa e no tecto, no entanto por razões de estética, se conseguir encontrar uma zona no centro da casa e com poucos obstáculos que possam interferir no sinal wifi, vai ver que notará uma grande diferença.

4.Compre um router novo. Os routers mais recentes possuem a capacidade de emitir em duas frequências 2.4 e 5 GHz, criar a sua rede doméstica e uma para convidados e maiores larguras de banda, além disso, permitem detectar quais os equipamentos que estão a ser usados e que necessitam de maior largura de banda e privilegiar os mesmos.

No entanto isto custa dinheiro e convém ler quais as funções do equipamento antes de comprar, uma vez que a oferta de routers no mercando é grande.

5.Crie um novo ponto de acesso. Este conselho apenas depende se a localização do seu router não pode ser mudada, ou se devido a características da sua casa o sinal fica bastante afectado por barreiras arquitectónicas. O novo Ponto de acesso, também chamado de Access Point ou AP, pode ser criado, usando um segundo router com função AP, cabo de rede entre os dois routers ou em opção usando um kit powerline para ligar os dois routers. Repetidores de sinal também podem ser usados para expandir o sinal da rede.