6 dicas para proteger o seu Windows

Estávamos à procura de um artigo para escrever, quando tropeçamos no site do FBI em “como proteger o seu computador”, e ao que nos chega a mensagem de uma forma muito engraçada e cativante.

O FBI recomenda aos utilizadores do Windows o que qualquer pai recomenda aos seus filhos quando estes tiram carta de condução.

Os conselhos no site não se podem traduzir à letra, mas vamos tentar o nosso melhor:

  • Não andes por maus caminhos;
  • Não te esqueças de trancar o carro;
  • Conduz com cuidado.

No fim de contas trata-se de reduzir a vulnerabilidade e assim reduzir o risco.

Dito isto deixamo-vos 6 dicas para proteger o seu Windows:

1. Mantém a tua Firewall activa. A firewall, funciona como uma barreira para que pessoas mal intencionadas não entrem no seu computador e lhe apaguem, roubem informação sensível ou passwords. Todos os sistemas operativos já trazem firewalls activas, resta-nos fazer com que não sejam desligadas. pode usar também uma firewall paga. Para activar a firewall do Windows basta seguir as seguintes instruções:

Painel de Controlo –>Sistema e Segurança –>Firewall do Windows

2.Instalar e manter o antivírus actualizado. Os vírus são apenas código malicioso. Servem para desligar software de protecção, abrir portas, desligar ou adicionar funções não desejadas, apagar ficheiros e em última instância podem mesmo estragar o computador. Existem antivírus gratuitos e pagos com mais funções adicionais. Dê uma olhada no AV-Comparatives para se informar ou faça uma pesquisa pela net. Avira, Avg e Avast são algumas opções grátis que podem usar.

3.Instale um antispyware. É também código malicioso, que como o nome indica serve para espiar o que faz no seu computador roubando-lhe dados. Atenção com os programas antispywares que lhe são oferecidos pela net de forma grátis, geralmente são programas infestados de vírus e spyware com promessas de manter o seu computador a salvo. Geralmente os bons anti-vírus pagos já vêm com esta capacidade.

4. Mantenha o seu computador actualizado. Active as actualizações automáticas do seu windows. Esta acção muito simples instala no seu sistema as actualizações de segurança que corrigem falhas detectadas pelo gabinete de segurança da microsoft.

Painel de Controlo –>Sistema e Segurança –>Windows update –>activar ou desligar actualizações automáticas.

5.Cuidados com os downloads. Cuidado com aquele vídeo engraçado que a sua tia lhe enviou com um porco a andar de bicicleta. Nunca se deve clicar em links que não sabemos origem, assim como não devemos fazer downloads de software pirata ou de fontes desconhecidas. Todo o software desconhecido pode vir carregado de vírus ou outro código malicioso.

6.Quando não usar o seu computador desligue-o. Esta prática não só é amiga do ambiente como também o protege a si. Quanto menos horas estiver ligado à net, menos probabilidades tem de ser atacado ou de controlarem o seu pc e o usarem em ataques.

Na internet há sempre alguém à escuta!

Para evitar dores de cabeça com configurações pode comprar uma suite de segurança que engloba antivírus, antispyware e firewall.