6 dicas para usares no teu iPad

Steve Jobs tinha razão quando decidiu criar o primeiro iPad. O poderoso tablet da Apple veio modificar a forma como interagimos com o mundo digital. Se bem que o iPad não substitua um computador na totalidade, pode muito bem fazer algumas das coisas que antes estavas habituados a fazer num pc. Com estas 6 dicas para usares no teu iPad vai ser possível tirares muito mais proveito do tablet da maçã, que o Pai Natal te trouxe.

Escolher um bom software de escritório

Um tablet sem um bom software de escritório acaba por ser apenas um caro equipamento de entretenimento. Com o iPad é um desperdício não usar um bom software de escritório e assim dotar-lhe de ferramentas prontas a encarar qualquer ambiente de trabalho.

A Apple já oferece nos seus novos iPads o Pages, o Number e o Keynote que juntamente com o continuity faz com que o utilizador continue o seu trabalho no mac, iphone ou ipad no ponto em que o deixou. Em alternativa o Word, o Excel e o Powerpoint para o ipad com o Onedrive fazem delícias com a produtividade de qualquer utilizador, principalmente se tivermos em conta que o software da Microsoft na versão desktop é o mais usado em todo o mundo.

Comprar uma capa com teclado, é uma boa opção para o utilizador que precisar usar muito o processador de texto.

Escolha um bom media player

Ter um bom media é daquelas coisas que tornam qualquer dono de um ipad muito satisfeito. Poder ler grande parte de formatos de video, ver filmes que estejam num servidor de sua casa e poder integrar legendas é o que se exige deste tipo de software. O AVPlayerHD é pago mas faz tudo isso e muito mais. O download de filmes pode ser feito via itunes.

Caso não desejes o AVplayerHD há uma grande quantidade de players gratuitos e pagos na app store, é só efectuares o download e experimentar.

Usar um serviço de streaming de música

Os serviços de streaming de música são daquelas coisas que são um imperativo num ipad. Aceder a uma enorme quantidade de músicas sem as ter a ocupar espaço na memória do seu ipad é algo de valor. O Spotify sem dúvida o que gostamos mais, caso seja cliente MEO, consoante o seu pacote, pode aceder ao MEO Music de forma gratuita e sem gastar tráfego de internet.

Tenha em atenção que o streaming de música consome dados de internet e caso não esteja num local com wifi é bom que tenha um bom pacote de dados.

Usar um serviço de alojamento na cloud

O espaço de armazenamento num ipad é limitado, como tal, pouparmos este espaço e usar um serviço de armazenamento na cloud permite ter todos os nossos documentos e ficheiros connosco a qualquer momento, desde que haja uma ligação à internet. O Dropbox, SpyderOak, Mega, Google Drive, iCloud Drive e MeoCloud são apenas alguns deles. Resta saber se quer ou precisa pagar por mais espaço.

Para os clientes Meo, o Meo Cloud não contabiliza os dados usados na transferência de ficheiros. Convém ter sempre uma password forte neste tipo de serviços, visto estarmos a falar dos nossos dados.

Ver televisão em directo

A maior parte dos operadores em Portugal já possui aplicações na app store que permitem ver televisão online. O Meo Go, iris online ou tv+net+voz da vodafone, são alguns exemplos desses serviços. Podes também aderir a um serviço de streaming de video como o netflix, o único problema é que em alguns países vais precisar de uma vpn para enganar o seu servidor.

De certeza que vai haver aquele dia que não estás em frente à televisão e vais querer ver o futebol ou novela, ou a tua cara metade quer ver a novela e tu o documentário sobre tubarões ao mesmo tempo.

Compre uma impressora com airprint

O Airprint permite imprimas directamente do teu iPad, iPhone, iPod ou OSX. As únicas condições necessárias para que isso aconteça é uma impressora com airprint e uma rede wifi. Agora já podes imprimir desde extratos bancários a bilhetes electrónicos directamente do teu iPad.