Apple Store russa encerrada devido volatilidade do rublo

A Apple fechou a sua loja online na Rússia devido à volatilidade do rublo. Ao entrar na Apple store Russa somos presenteados com uma mensagem de aviso a avisar que o site está embaixo para manutenção.

A empresa de Cupertino informou que a sua loja está encerrada devido às grandes flutuações da moeda russa, que dificulta muito a definição de um preço para os seus produtos.


Só esta semana o rublo desvalorizou cerca de 20 porcento e o governo russo na tentativa de travar a desvalorização da moeda, subiu as taxas de juro de referência de 10,5 porcento para 17 porcento e iniciou uma operação de venda de divisas no mercado.

O contexto político e económico atribulado, as sanções económicas levantadas pelos países ocidentais, devido ao conflito na Ucrânia e finalmente a descida constante do preço do petróleo que significa 40 porcento das receitas russas, explicam a perda acumulada de 50 porcento do valor do rublo.

Só no último mês a Apple foi obrigada a subir o preço do iphone 6 na Apple Store russa, em cerca de 25 porcento devido à desvalorização da moeda russa.

Apesar da loja online estar fechada e da Apple não possuir lojas físicas na Rússia, os seus produtos continuarão a ser vendidos por revendedores.