A França iniciou processo de encerramento de sites que incentivam ao terrorismo

Cortesia: France24
Cortesia: France24

Se bem que fechar sites poderá ser encarado como uma afronta à liberdade de expressão, poderá ser uma medida eficaz na luta contra o terrorismo.

O Ministro do Interior Francês informou que a França já iniciou o processo de encerramento de sites que incentivam ao terrorismo. Esta luta adivinha-se difícil, pois apesar de terem sido encerrados cinco sites, quatro reabriram um dia depois após terem estado desligados.

Fontes do seu ministério informaram que há centenas de sites a incentivam e defendem o terrorismo através de textos, imagens e vídeos e que esta luta está numa fase inicial.

Os sites sinalizados como contendo conteúdo terrorista, são assinalados no navegador com uma mão vermelha que aparece no ecrã, em vez do site e um aviso a informar que o utilizador foi redireccionado, uma vez que o site possui conteúdo terrorista.

Erradicar a internet de sites terroristas faz parte da nova lei francesa contra o terrorismo. Se bem que há formas de dar a volta à situação, os terroristas terão a partir de agora mais dificuldade em difundir as suas mensagens e recrutar novos membros para causa.

Assistiu-se recentemente a uma luta desenfreada contra a pirataria na internet, encerrando sites como o Pirate Bay e colocando os seus responsáveis na prisão. Se pelo menos metade dos esforços desta luta forem empregues contra o terrorismo, vão ver como é mais fácil encerrar mais de cinco sites.

 

Fonte: Business Insider