Airmule … o drone ambulância autónomo voa pela primeira vez

O Airmule, é um drone ambulância desenvolvido pela Tactical Robotics, para salvar soldados feridos em situações de combate, sem que ser necessário arriscar mais vidas.

Este projeto encontra-se em desenvolvimento à cerca de uma década, no entanto, só agora surgiram as primeiras imagens do drone a voar sozinho.

Teoricamente este drone será capaz de levantar voo e aterrar verticalmente à semelhança do caça britânico Harrier, em zonas onde os helicópteros não são capazes de operar e que estão fora do alcance de outros tipos de veículos de socorro.

O Airmule possui um motor interno, tem uma autonomia de até 50 km, para missões em diferentes tipos de terrenos (montanha, floresta, urbano) e é capaz de carregar 450 kg de carga ou duas pessoas, capacitando os soldados de ter apoio logístico de suporte de vida onde ele é mais preciso.

Segundo a companhia israelita, o Airmule, realizou pela primeira no final de 2015, o seu primeiro voo autónomo, que foi registado em video. Este tipo de veículo tem o potencial de mudar a forma como iremos ver as ambulâncias no futuro, uma vez que grande parte dos dispositivos médicos de socorro e trauma, são inicialmente projetados para situações de guerra e à posteriori adaptados à vida civil.

Num futuro próximo é muito provável que quando ouvirmos uma sirene, iremos olhar para o ar em vez de olharmos para a estrada.