Apenas alguns Macs irão suportar o Sidecar

Apple Sidecar
Imagem cortesia da Apple

Como tem sido habitual nos equipamentos da Apple aquando de um lançamento de um novo Sistema Operativo, são poucos os computadores da empresa da maçã que não serão presenteados com o novo MacOS Catalina.

Infelizmente apenas uma pequena parte destes computadores com o novo MacOS Catalina poderão tirar partido da nova função nomeada de Sidecar, que permite usar um iPad como segundo ecrã.

A grande vantagem de usar o Sidecar e utilizar um iPad como segundo ecrã é que esta função não necessita de nenhum add-on ou software de terceiros para funcionar e suporta perfeitamente um Apple pencil, elevando o jogo para os designers gráficos, uma vez que os computadores Mac não possuem ecrã táctil.

Se não és dono de um iMac Pro, iMac de 27 polegadas (late 2015 ou mais recente), Macbook Pro (2016 ou mais recente), Macbook Air 2018, Mac mini 2018, Mac Pro 2019 ou Macbook 12 polegadas (2016 ou mais recente), não vais poder usar por enquanto o Sidecar e terás de continuar a depender de aplicações de terceiros como por exemplo o Duet Display.

Independemente da listagem referida, existe a hipótese de tentar ativar o Sidecar através da inserção de uma linha de comandos no terminal, no entanto não existem garantias que funcione com a sua máquina.

Para tentar ativar basta seguir os seguintes passos:

Abrir o terminal e escrever:

default write

com.apple.sidecar.dosplay

allowAlldevices  -bool YES

A boa notícia é que o Sidecar ainda encontra-se numa fase de testes beta e prevê-se que com o melhoramento deste software mais máquinas venham a ser suportadas.