Apósito inteligente ajuda a prevenir feridas por pressão

aposito-inteligenteQuem trabalha no ramo da saúde sabe que a feridas por pressão são um autentico flagelo para as pessoas acamadas e ou que sofrem de imobilidade.

Apesar da quantidade de apósitos existentes para o tratamento deste tipo de feridas, os profissionais de saúde sabem de antemão que para ganhar a guerra contra as feridas têm de apostar na sua prevenção.

Estas feridas quando aparecerem podem-se comparar com a ponta de um iceberg, pois quando se visualiza uma pequena ferida, existe por baixo um grande dano tecidular.

Uma equipe de investigadores, desenvolveu um apósito inteligente, com sensores electrónicos integrados, que avalia o dano tecidular, mesmo antes de este ser visível à superfície da pele.
smart_bandage_bedsores-2
Através de uma técnica conhecida como espectroscopia de impedância, a equipe de engenheiros da UC Berkeley, desenvolveu um apósito inteligente com tecnologia capaz de “sentir” as variações eléctricas, que o tecido sofre na sua transição de saudável, para lesionado.
Na prática este apósito usa uns pequenos eléctrodos imprimidos na sua superfície, para sentir a velocidade da electricidade a viajar nos tecidos humanos, que altera-se consoante o tecido está inflamado ou morto.

Apesar deste novo apósito inteligente, ser uma excelente arma para os enfermeiros na sua luta diária de prevenção de feridas por pressão, a UC Berkley prevê que a informação recolhida por estes apósitos, venha a proporcionar uma grande melhoria na forma como se cuida dos doentes.

 

Fonte: Nature Communications via Gizmag