App de telefone da Google poderá em breve gravar chamadas

Imagem de Oliver Graumnitz por Pixabay

Quem nunca desejou em algum momento de utilização do seu telefone ter a possibilidade de gravar uma  chamada? Ao que parece este momento parece estar mais perto, mas pode não ser para todos.

Uma característica esperada à muito tempo nos smartphones mas que segundo as algumas leis de vários países poderá violar questões de privacidade, é a possibilidade de um telemóvel conseguir gravar uma conversa recebida.

Aparentemente a Google poderá já estar a introduzir esta característica na sua aplicação de telefone em algumas regiões do planeta, onde o utilizador poderá gravar chamadas de números desconhecidos automáticamente, ficando protegido contra algumas burlas ou telefonemas inconvenientes.

Apesar de parecer uma característica útil, a Google depara-se num turbilhão de leis de proteção de dados e privacidade, onde pelo menos em Portugal as duas partes intervenientes num telefonema têm de dar o seu consentimento para que uma chamada seja gravada.

De forma a proteger-se de eventuais problemas legais, a Google passa de uma forma muito subtil a responsabilidade para o lado do utilizador, onde nos termos de utilização escreve no seu contrato (as letras pequenas que ninguém quer ler) que este é responsável por cumprir a lei ao utilizar a aplicação de gravar as chamadas.

Por agora ao que se apurou aplicação está restringida apenas a regiões como a índia e a alguns a dispositivos produzidos pela Nokia e pela Xiaomi.