Apple A9 já está a ser produzido pela Samsung

Apple A9

Se há coisa que a Apple e a Samsung têm em comum são os seus processadores para os iphones. Apesar desta relação nem sempre ter sido assim a Apple reconhece que ao entregar os seus processadores à Samsung a qualidade dos seus processadores fica assim assegurada.

O último iPhone, foi lançado a 19 de Setembro, deste ano e apesar de ainda estar a vender muito, a Apple já está a  pensar no próximo iphone e com. Com isso em mente, a Samsung já se encontra a produzir o processador Apple A9 que estará no interior do iPhone 7.

O iPhone 6 e o 6 Plus, contêm o chip Apple A8 de 64 bits que é produzido através de um processo de 20nm pela TSMC e corre a 1.4GHz. Este chip inclui um GPU quad-core PowerVR Series 6XT GX6450. É um chip ARM bastante poderoso e eficiente.

A Samsung recuperou recentemente o contrato para produção do Apple A9 que havia perdido para a TSMC aquando a produção do A8. A capacidade que a  Samsung tem para produzir chips de 14nm FinFET parece ser a principal razão desta ter recuperado o seu contrato de fabrico de chips para a Apple.

Os fabricantes de smartphones querem sempre o melhor para os seus equipamentos, quando se trata de escolher um processador. eles querem o máximo de desempenho possível e, ao mesmo tempo pouco consumo de energia.

A passagem de um processo de fabricação de 20nm para um processo de fabricação de 14nm vai fazer com que haja um aumento do desempenho, enquanto reduz o uso de energia, que com o uso do do FinFET é ainda mais eficiente.

O FinFET é basicamente finas barbatanas de silício, que ajudam a limitar o desperdicio de energia, tornando o processador ainda mais eficiente no consumo de energia. Enquanto a tecnologia das baterias não dá o salto evolutivo necessário os consumidores agradecem a melhoria da eficiência dos telemóveis.

Samsung já está produzindo os chips Apple A9 em sua fábrica de Austin, Texas, enquanto que a TSMC só agora está a começar a produzir processadores FinFET de 16nm.