Apple ainda não irá juntar iOS com o MacOS

Imagem de Free-Photos por Pixabay

Não é segredo que a Apple durante algum tempo tentou convergir o seu iPad com os seus Macs, esta convergência pareceu cada vez maior quando os iPads conseguiram ganhar uma capa com teclado e agora mais recentemente com o iPad Pro a herdar o mesmo processador M1 que equipa também os outros computadores da marca.

Esta desconfiança não é de agora mas parece haver algum medo de falhar, tanto que Monica Chin da Verge publicou recentemente um artigo em que “acusa” a Apple de falta de coragem.

Se bem que há vantagens em ter um tablet que se transforma em computador e vice versa, (e a Microsoft juntamente com outras marcas conseguiram fazer isto muito bem) a verdade é que segundo a nossa visão um tablet por enquanto será sempre um bom complemento para o uso de um computador e não para um substituto. Na verdade qualquer power user de um computador não quer um tablet para fazer o seu trabalho, tanto que em muitas situações nem sequer existe hardware ou software capaz de aguentar o trabalho necessário.

A portabilidade de um simples ipad de 10,2 ou 12,9 polegadas e peso diminuído também têm uma palavra a dizer quando se tem de carregar com um equipamento deste tipo durante muitas horas.

Quanto aos utilizadores dos produtos da Apple, muitos já integram o iPad e o Mac na sua rotina de trabalho enquanto outros já começam a ficar indecisos se devem possuir apenas um iPad com teclado ou um Mac.

Tim Cook, CEO da Apple, chegou mesmo a afirmar que pode-se juntar uma tostadeira e um frigorifico, mas provavelmente isto não será do agrado dos utilizadores. Por outro lado e reforçando a afirmação de Tim Cook, há que dar a mão à palmatória que um equipamento desenhado para uma função tem de ser bom para aquilo que se destina.

No final do dia só as necessidades de cada um e as funções que se pretendem desempenhar é que vão decidir se cada um mantém um tablet, um computador ou os dois. Isto se a razão prevalecer, porque no fundo todos somos de uma forma ou outra comandados por desejos e impulsos.