Apple irá construir um “Centro de Comando” no Arizona

Depois do negócio falhado com a aquisição da fábrica de vidro safira, a Apple irá investir dois mil milhões de dólares nas antigas instalações fabris e criar um data center com o objectivo de se tornar a central de comando de todo o mundo Apple.

Esta nova unidade, estima-se que irá criar 150 postos de trabalho directo, além dos 600 postos de trabalho durante a sua construção. É segundo a Recode um dos maiores investimentos da marca da maçã.

A parceria com a GT  Advanced Technologies em 2013 para construir uma unidade de fabricação de vidro safira em Mesa, Arizona, foi um completo desastre. A GTAT em Outubro após avultados erros e prejuízos, teve de entrar com um processo de falência em Outubro de 2014. Com este processo foram perdidos cerca de 2000 postos de trabalho.

Enquanto a empresa de Cupertino aguarda que a antiga fábrica seja disponibilizada, os projectos para o novo datacenter continuam a avançar. A Apple planeia que toda a unidade seja movida a energias renováveis, tal como a empresa já faz actualmente em outros data centers.

O Arizona, fica deste modo a ganhar com a gigante da informática mudar-se para a localidade de Mesa, criando mais oportunidades de trabalho directo e indirecto naquele estado. Apesar da Apple ser o nome mais sonante, outras empresas do ramo da tecnologia como a GoDaddy e Foxconn também possuem unidades em Mesa.

Será a proximidade com a Foxconn um dos motivos para o novo “Comand Center” ser em Mesa? Por enquanto ninguém sabe, mas uma coisa é certa, a Apple é uma das melhores clientes da Foxconn.