Apple irá obrigar developers a introduzir notificações de privacidade nas suas apps

Imagem de Thomas Ulrich por Pixabay

Quarta feira passada a Apple informou que nas próximas semanas, com o lançamento do iOS 14.5 será obrigatório as apps pedirem permissão para acederem aos dados dos sues utilizadores.

Esta permissão apenas será pedida uma vez aquando da instalação da app, mas poderá levar a que muitos utilizadores repensem se querem algumas apps instaladas, a partir do momento que perceberem que os seus dados poderão ser usados para seguir os seus rastos digitais e vendidos ou cedidos para ações de marketing.

No sentido de ajudar os developers a Apple cedeu uma alternativa “oferecendo” ferramentas de gestão de publicidade antes do prazo obrigatório.

Esta ferramenta na prática permite com estes consigam visualizar anonimamente quantos utilizadores instalaram a app antes desta campanha.

Outra ferramenta permite ver quantos clicks são dados numa determinada publicidade dentro de uma app, sem revelar dados individuais dos utilizadores.

Caso os developers não cumpram as directivas emanadas pela empresa de Cupertino, podem fazer com que os utilizadores percam o acesso às suas app.

Esta é mais uma luta da proteção da privacidade, que por enquanto e por ser uma coisa recente na humanidade, ainda não sabemos bem como gerir e como espécie estamos a perder em nome do lucro.