A Apple patenteou um novo processo de localização

apple-maps-ios-8-640x714A Aplicação de mapas da Apple poderá no futuro trazer uma função que te permitirá partilhar o teu trajecto e localização com outra pessoa. Esta pequena nova característica poderá facilitar o encontro entre duas pessoas em que uma não conhece o caminho.

Imagina-te a caminho de um evento, em que os teus amigos vêm no carro atrás e por alguma razão perdem-te de vista. Tu ou eles poderão pedir uma partilha da localização e do trajeto através do Siri, de modo a que se voltem encontrar novamente.

Este tipo de cenário é possível devido a uma nova patente da Apple. Com o título de “Partilha da informação da localização entre dois dispositivos”, a empresa de Cupertino patenteou um novo processo de localização, que demonstra como um dispositivo pode seguir outro, em tempo real.
Screen-Shot-2015-03-24-at-4.50.14-PM-640x503
O serviço da Apple Find My Amigos é uma das aplicações da empresa que poderá beneficiar com esta patente, em que os utilizadores e o trajecto escolhido podem ser rastreados com maior precisão.

Atualmente o Find My Friends é bastante limitado enviando apenas alertas aos amigos, quando alguém chega ou sai de um determinado local.

Os dados de localização obtidos, podem ser comunicados através da rede móvel, WiFi, iCloud e por Bluetooth. Qualquer dispositivo que esteja sendo rastreado, poderá vir a dar informações mais eficientes relativamente ao que os mapas da Apple poderiam fornecer.

Segundo os documentos da Apple os dispositivos que participam na partilha da localização “podem ser carregados por uma pessoa a pé, um animal, ou um robô”, pelo que por aqui já se podem imaginar aplicações, civis, comerciais ou militares.

Fonte: USPTO via Cult of Mac