ARM Cortex-A72 mais finos e melhores energéticamente

ARM Cortex-A72

A próxima geração de processadores ARM é mais eficiente e fina que as gerações de processadores anteriores. A empresa Britânica responsável pelo design da maior parte dos chips que equipa os telefones móveis actuais, informou que os seus novos processadores ARM Cortex-A72 consomem 3 vezes menos energia e são mais finos.

A ARM conseguiu chegar as estes resultados através de um novo design, e através do uso de uma nova geração de transistores de 16 nanometros. O seu GPU Mali também foi actualizado, assim como a camada que une as diferentes partes do processador.

Muita gente desconhece que a ARM não constrói chips, ao invés disso a empresa desenha e licencia os processadores usados na maior parte dos smartphones. A Qualcomm, a Samsung, a Apple e a Nvidia todos eles usam processadores ARM nos seus equipamentos.

Mais recentemente a empresa também vendeu licenças a outros construtores de chips como a Rockchip e Mediatek.

Enquanto não surgem grandes avanços na área das baterias, é com bastante satisfação que se verifica o avanço na área dos processadores para equipamentos móveis. Este tipo de avanço permite aos utilizadores terem acesso a equipamentos com a mesma performance e menos consumo de bateria.

Com o ARM Cortex-A72 podemos ter em breve telemóveis mais finos, ou então com maiores baterias e consequente  aumento da autonomia.