Audi desenvolve diesel apenas usando água e CO2

PopUp595_397AT120536_smallBasta navegar um pouco pela internet para verificar que o lobby do Petróleo é bastante poderoso, fomentando todo o tipo de histórias e teorias da conspiração. Mais interessante que qualquer tipo de teoria, é a descoberta que a Audi fez num dos seus laboratórios em Dresden, na Alemanha.

Segundo um artigo da Fortune conhecida marca de automóveis alemã, em parceria com a Sunfire, conseguiu desenvolver um tipo de combustível diesel, com uma pegada de carbono próxima do zero, utilizando CO2, Água e fontes de energia renováveis.

O seu fabrico envolve um processo de divisão da água em hidrogénio e oxigénio através de uma electrólise a altas temperaturas. O Hidrogénio retirado do processo, reage com o CO2, criando um liquido azul, ao qual se chamou de crude azul. Este crude depois de refinado origina o e-diesel.

O próximo passo deste projecto será elevar a produção a uma escala industrial, uma vez que a Sunfire apenas tem capacidade para produzir nos próximos meses, cerca de 3000 litros.

A Sunfire afirma que se tiverem a primeira encomenda estão prontos para comercializar o produto.  Por outro lado a Audi refere que este projecto é puramente um projecto experimental.

O que falta saber é a longo prazo quais os impactos ambientais e o seus verdadeiros custos, uma vez que a história do mundo, tem-nos ensinado que nem tudo o que reluz é ouro.

<center