Bike Sense ajuda a evitar acidentes com ciclistas

Só mesmo um ciclista consegue sentir a insegurança que se vive nas estradas portuguesas. Se por um lado a lei mudou para permitir aos ciclistas andarem na rua mais protegidos, por outro continua a haver falta de informação de quem conduz.

Quem vai ao volante de certeza já experimentou os perigos dos ângulos mortos. Estes impedem o condutor de visualizar objectos e pessoas consoante a sua posição.

Como qualquer ciclista sabe, uma das regras de segurança na estrada é fazer-se ver. Existem já no mercado ajudas, como luzes para as bicicletas, casacos com leds de alta visibilidade, reflectores, entre muitas outras coisas para tornar o ciclista mais visivel. A Jaguar sabe que por vezes isso não é suficiente e o ciclista não é de todo visualizado pelo condutor.

Foi com o intuito de evitar acidentes entre ciclistas e viaturas automóveis, que a Jaguar desenvolveu um sistema ao qual chamou de Bike Sense. Este sistema confia em alguns sensores e alertas para avisar os condutores dos automóveis de que um ciclista ou motociclista está perto da viatura.


O Bike sense usa sensores exteriores para detectar os ciclistas e após emitir avisos sonoros e luminosos à direita ou esquerda a avisar de que lado está o perigo. O sistema também recorre a “toques” no banco se o ciclista ou motociclista se aproximar por trás da viatura.

Apesar do Bike Sense ser ainda um protótipo e enquanto não surgem no mercado as viaturas autónomas, são sistemas como este que nos vão ajudar a estar mais atentos e evitar acidentes na estrada.