BMW desenvolve postes de iluminação capazes de carregar o seu carro

Um dos problemas frequentes nos carros eléctricos é a falta de lugares para carregar quando se está longe de casa. Ao invés de criar de raiz uma rede independente, a BMW está a tentar combinar docas de carregamento com os postes de iluminação, característica comum a todas as cidades.

De acordo com uma reportagem da Reuters, a BMW desenvolveu dois protótipos unem a luz de rua LED, com tomadas de carregamento de carros eléctricos. Em princípio, a ideia faz todo o sentido, os postes de luz na rua são uma peça já existente da infra-estrutura de iluminação das cidades e possui os cabos necessários no seu interior. Adicionando uma porta de carregamento deve ser simples, tornando o carregamento dos carros eléctricos prático de ser feito fora de casa.

Não é apenas um sonho a BMW tem já dois protótipos no exterior da sua sede e irá iniciar um programa piloto nas ruas de Munique a partir do próximo ano. Há um pequeno pormenor, a electricidade não será grátis , e quem pretender carregar o seu carros terá de usar uma aplicação móvel para pagar pagar a energia utilizada.