BMW i3 autónomo apresentado na CES 2015

O BMW i3 é por si só um autómovel espectacular. Este pequeno citadino movido a electricidade, demonstrou na CES 2015 (Consumer Electronics Show), que conseguiu ganhar mais avanços no campo da automatação.

Os jornalistas da Engadget foram convidados ao ultimo andar do parque de estacionamento de um Hotel, pela equipe da BMW, para assistirem a uma demonstração de dois BMW i3. Um deveria se estacionar sozinho e o outro deveria evitar um acidente. Ambas as viaturas passaram no teste com sucesso.

Estes BMW i3 estão equipados com scanners a laser que mapeiam o ambiente em seu redor, detectando obstáculos que possam criar perigo para a viatura e seus ocupantes. Estes lasers com o carro em andamento fazem com que sensores ao detectar obstáculos disparem imobilizado a viatura.

Caso a viatura colida com algum obstáculo, o software imobiliza gentilmente a viatura, nesta situação, o condutor pode tomar controlo apenas acelerando no pedal correspondente.

Convém salientar que estes testes foram executados em ambiente controlado, e até poderem andar na estrada, terão de ser efectuados mais testes, que não simples demonstrações em circuitos fechados.

Embora haja ainda um longo caminho a percorrer no campo dos carros autónomos, é bastante agradável ver que daqui a alguns anos as estradas serão muito mais seguras e menos cansativas de percorrer.

Fonte: Engadget