California irá usar gelo para armazenar energia

A california tem efectuado um trabalho notável no campo da energias renováveis. No ambito da energia solar a california já possui uma das maiores centrais solares do mundo a Topaz Solar Quintas, além disso o estado californiano possui um enorme parque eólico que durante a noite produz energia em excesso.

O Grande desafio será armazenar o excesso de energia produzido, pois durante a noite a energia baixa de preço visto existir uma diminuição do consumo. Chega a haver alturas na Califórnia que a produção é tanta que o preço baixa até chegar a zero e continua até preços negativos.

A tecnologia usada para armazenar energia na forma de gelo não é nova. Durante a noite devido à grande produção de energia, está prevista a utilização de um sistema de ar condicionado que cria enormes blocos de gelo durante a noite. Durante o dia o sistema faz com que o ar quente seja soprado em volta de um grande bloco de gelo, para ser arrefecido e poder ser usado nos sistemas de arrefecimento.

A melhor forma de armazenar energia é sem dúvida as baterias, pelo que a companhia Southern California Edison decidiu que para substituir o reactor nuclear e centrais de energia a gaz, irão trabalhar no desenvolvimento de baterias melhores e mais eficientes, incluído a que será a maior bateria de lítio do mundo.

Na natureza nada se perde e tudo se transforma, e a energia nas suas mais variadas formas é um bom exemplo disso.