Este capacete para a neve protege-te da tua GoPro

grimnir_28_2014-12-08-12-57-31Em 2013, o ex-campeão de Fórmula 1, Michael Schumacher sofreu um acidente de Ski que originou um traumatismo crânio encefálico, mesmo usando um capacete. Esta situação que se tornou mediática devido à fama da vítima, fez com que se lançassem acusações de que a culpa do acidente teria sido devido à câmera GoPro montada no seu capacete..

Motivada por este acidente, a Sweet Protection projectou o primeiro capacete para a neve, capaz de protegê-lo da sua câmera acção.

Equipar um capacete com uma câmera de acção, cria alguns problemas em caso de queda. Não só o objecto pode-se soltar ou perfurar o capacete aquando da queda, ferindo o utilizador, como pode prender em algo e fazer com que com no impacto o capacete force a cabeça a fazer o movimento de rotação, causando danos na região do pescoço.
grimnir_78_2014-09-03-12-00-56
O novo capacete da Sweet Protection, chama-se Sweet Grimnir e custa cerca de 450 dólares. É construído em plástico e fibra de carbono e reforçado nos dois pontos de fixação para a câmera de acção. Um na região frontal para uma câmara GoPro e um na região lateral para uma câmera do género Contour ou similares.

Este tipo de construção pode impedir que o capacete se parta na zona da câmera, causado traumatismo e caso o utilizador decida ter um capacete seguro quando não precisa tirar imagens, basta desaparafusar a câmera do capacete em vez de fazer como nos outros capacetes, deixando lá fixado as peças de fixação vendidas com as câmeras.

O Sweet Grimnir pesa 600 gramas, 100 gramas a mais se comparado com os capacetes equivalentes sem reforço nas zonas de fixação das câmeras, e respeita as normas de segurança EN 1077 e ASTM 2040.

Se pretendes ir para neve nas próximas férias e queres tirar umas imagens com a tua câmera, este capacete para a neve pode ser algo a considerar.