Chip detecta janela aberta apenas com energia solar

Chip Detecta Janela Aberta

É verdade que já existem sensores que avisam se deixou a janela aberta, mas geralmente é preciso passar fios ou mudar baterias. Um novo Chip desenvolvido na Alemanha, no Fraunhofer Institute for Microelectronic Circuits and Systems detecta a janela aberta e depende unicamente de energia solar para funcionar.

Desenhado para ser montado no interior de uma janela de alumínio, este minúsculo chip possui uma pequena célula solar, capaz de captar e armazenar energia solar durante o dia para funcionar durante vinte e quatro horas.

Este pequeno chip necessita de um hub para enviar sinais de aviso que envia via rádio quando o seu acelerómetro e magnetometro detectam a janela aberta. Este tipo de solução é particularmente útil em situações onde a climatização é um bem necessário e ou onde se pretende ter sensores de abertura de janelas por razões de segurança.

A Franhofer construiu este chip capaz de detectar tentativas de forçar as janelas através da detecção de movimentos que são específicos de uma tentativa de abertura de uma janela fechada. Nestas situações o chip envia um sinal para o hub que faz soar um alarme.

Este não é o primeiro sistema do género da empresa alemã, que já construiu anteriormente um sistema similar, que funcionava a energia solar e termoelectrica, além de que possuia dimensões bastante superiores.

Fonte:Gizmag