CHIP é um microcomputador que custa 9 dólares

CHIP-1Quem pensa que os computadores têm de ser aparelhos caros é quem ainda não conhece o Raspberry PI e todas as suas potencialidades por apenas 35 euros. Se achas que o Raspberry PI é pequeno e barato, é nunca ouviste falar no CHIP.

O CHIP é um micro computador, super pequeno que custa apenas 9 dólares. Tal como o Raspberry PI o CHIP pode ser usado de várias maneiras, bastando para tal, ligar um teclado, um rato e um ecrã.

Este pequeno computador pode ser usado para aprender a programar, jogar jogos antigos usando-o como emulador ou para controlar de outros equipamentos.CHIP-2

O CHIP usa um processador arm cortex-A8 da Allwinner Technology CO. Ltd, o A13, tem 512 MB de Ram DDR 3 e 4 GB de armazenamento, uma porta USB e uma Micro USB, uma ficha de audio com microfone, uma saída de video, Wi-Fi 802.11 b/g/n e Bluetooth 4.0.

Este pequeno computador apesar de pouco poderoso é bem capaz de correr qualquer distribuição Linux e provavelmente também o Windows 10.

Seja para mini projectos, processamento de texto, folhas de cálculo ou qualquer outra app do libre office o CHIP é sem sombra de dúvida um computador de baixo custo capaz das tarefas básicas de um escritório. Podes navegar na net, ver vídeos do youtube e usar como plataforma de entretenimento para jogar os teus jogos antigos preferidos.CHIP-3

Este mini computador pode ser expandido através de um adaptador HDMI e ser utilizado em conjunto com o teu televisor LCD, com uma saída VGA e ser usado com o teu antigo ecrã ou então através do cabo composito ser usado com a tua televisão antiga.

Apesar de andares com um smartphone no bolso, podes dar uma de Geek e adquirir uma espécie de Pocket PC com autonomia de 4 horas, teclado QWERTY e ecrã de 4,3 polegadas.

A Next Thing Co. está a efectuar uma campanha de crowdfunding no Kickstarter que tem atraído o interesse de muita gente, tanto que já ultrapassou os 50 mil dólares a que se propôs.

Se ainda têm dúvidas, vejam o vídeo.