Como escolher o melhor antivírus ?

programas-antivirus-2014.jpg

Existe um grande número de programas antivírus no mercado por onde se pode escolher, no entanto com tanta opção, é difícil saber escolher o melhor.

Muitos utilizadores acabam por usar o que veio com seu computador ou o que seu amigo recomendou, mas como saber se é bom?

Com o proliferar de vírus pela internet, felizmente foram criadas organizações que testam todos os meses vários antivírus classificando-os consoante a sua eficácia, desempenho e usabilidade. Esta é uma das coisas que lhe pode fazer tomar uma decisão informada e acertada.

Uma das primeiras decisões que é necessário fazer ao escolher um programa antivírus é saber se queremos uma versão paga ou gratuita.

A maioria dos programas antivírus são soluções pagas que irão custar-lhe algum dinheiro, no entanto, existem muitos antivírus bons e gratuitos que lhe podem ajudar a proteger o seu computador.

Para obter uma protecção sólida, não é obrigatório gastar dinheiro. Os antivírus gratuitos geralmente têm a mesma detecção de vírus que possuem os antivírus pagos. Ambos detectam e bloqueiam malwares da mesma forma, usando os mesmos algoritmos de detecção.

A principal diferença entre os antivírus pagos e gratuitos é que os antivírus pagos vêm com características adicionais que lhe ajudam a aumentar o nível de protecção.

Se optar por uma suite de segurança tem a vantagem  ficar mais protegido, pois estas regra geral além do antívirus trazem consigo uma firewall, recursos anti-spam, filtros anti-phishing, e muito mais.

Esses recursos não são obrigatórios embora ajudem a melhorar a segurança do seu computador. Por outro lado os antivírus gratuitos trazem a por vezes incomodativa e intrusiva publicidade, mas há que ser razoável, visto ser um preço baixo a pagar por ter um produto bom a custo zero.

Além disso temos de ter em conta que é essa publicidade que ajuda as empresas de segurança a pagar o desenvolvimento e produção dos seus produtos.

O maior perigo que  em usar antivírus gratuitos é mesmo na fase de escolha e temos mesmo de seguir algumas regras.

Não faça pesquisa na internet em busca de “free antivírus”, pois corre o risco de lhe aparecerem falsos antivírus que lhe irão dar mais dor de cabeça do que alívio.

Mantenha-se nas marcas que conhece ou sejam famosas por terem bons produtos antivírus e dê uma olhada nos sites de comparação de antivírus, tal como AV-Comparatives. Depois de escolher é só ir diretamente ao site do developer.

3 Comments

  1. Também acho desnecessário gastar dinheiro em antivirus..uso o Psafe e ele é completo pra mim, fico bem satisfeita!

  2. É bom mesmo Renata?? Também não quero pagar para ter o antivirus não..já ouvi falar bem da Psafe, porque vc indica?

  3. Olá Juliana. Tens o Avira free que tem uma excelente taxa de detecção de vírus. Uso num dos pcs cá de casa e até agora nenhum problema.