Como pode o Facebook proteger-nos dos Hackers?

Segundo um anúncio do Facebook a sua equipe de segurança tem estado atenta aos anúncios de quebras de segurança de outras entidades. Após roubarem os sites, os hackers aproveitam-se do facto de muitas pessoas usarem as mesmas palavras passe e nomes de utilizador ou emails, para se registarem em vários sites e serviços. Este simples acto pode ter várias consequências dependendo do tipo de serviço subscrito, visto estas informações depois serem expostas e partilhadas em sites especificos da net.

O Facebook ao detectar nestes sites de partilha, mails e passwords associadas ao facebook, este como parte da sua segurança corre um programa e verifica se há correspondência dos dados roubados com os dados presentes nos seus servidores.

O Facebook salienta que este é um processo automático e anónimo, não dependente de mão humana e que respeita a privacidade dos utilizadores. Quando são detectados roubos o utilizador é avisado e convidado a alterar a password.

O Facebook no seguimento do combate ao cibercrime, sugere que os utilizadores activem a dupla autenticação ou autenticação por dois factores, se registem nos sites com as credenciais do facebook quando disponível, visto que assim não tem de se lembrar de várias senhas. Assim não corre o risco de se esquecer de alguma senha, ficando impossibilitado de aceder a serviços.

Por aqui recomendamos que se tiver várias passwords e sites, deve usar um gestor de passwords como o Lastpass ou o 1password. Existem outras opções como podem ver em vários comparativos, mas deixamos ao vosso critério a decisão. Não se esqueçam que há browsers que oferecem este serviço, mas que em questões de segurança deixam sempre a desejar. Um bom serviço é o gestor de passwords presente nos Macs.