Como recuperar os dados do teu disco rígido usando software

Estás em frente ao teu pc cheio de vontade de ver as fotos das tuas últimas férias quando de repente ligas o teu disco externo e…nada…não consegues aceder ao disco!
Não vale a pena entrar em pânico…pelo menos antes de tentares algumas coisas.

São muitos os factores que podem fazer com que um disco externo falhe, no entanto, existem dois que sobressaem no meio de todos. Falha de software provocada pelo utilizador ao apagar algum ficheiro importante e esvaziar a lixeira, ou formatação por engano, e falha de hardware provocado por queda ou impacto.

Pouca coisa podemos fazer e em casos extremos podemos recorrer a empresas especializadas em recuperação de dados, geralmente com preços proibitivos aos comuns mortais.

Recuperar dados usando software não é coisa que se faça todos os dias mas é possível.

A primeira coisa a fazer é clonar o disco corrompido, isto porque o disco corrompido ao estar ligado vai estar sempre a ler e escrever dados independentemente de estarmos a fazer algo, corrompendo ou apagando ainda mais os dados armazenados.

1. Desligar o disco afectado e instalar um programa de clonagem. Podes usar o Clonezilla ou o Redo Backup & Recovery que são gratuitos e fazem bem este tipo de trabalho. Há que ter atenção que o disco para guardar a imagem tem de ter igual ou maior capacidade que o clonado. Podem ainda usar o Acronis True image 2015 caso desejem um software pago. Todos os softwares têm vantagens e desvantagens cabendo ao utilizador tentar escolher a opção melhor. Se for para ser usado apenas uma vez um software gratuito faz o trabalho e sem sombra de dúvida que sai mais em conta.

2. Agora com o disco seguro há que fazer um scan ao clone usando um programa adequado, tais como o Recuva que é gratuito, ou o Zero Assumption Recovery se pretenderes gastar alguns euros.

As boas notícias é que os discos SSD não têm peças móveis diminuindo os problemas de hardware. Caso ainda possuas um disco rígido e o teu problema for hardware iremos abordar em breve o que podes fazer.