Compute Stick é o novo mini computador da Intel

Compute Stick

Ter uma torre enorme ligada a um ecrã, é coisa do século passado, na verdade conta-se pelos dedos a percentagem de pessoas que realmente precisam de um computador de secretária, super equipado e com toneladas de performance.

Os mini pcs já cá andam à algum tempo com alguns mini pcs a correr Android, mas que não eram capazes de atingir a performance de um pc com windows ou linux.

A Intel apresentou nas CES 2015 o Compute Stick, que é um mini computador capaz de correr sem qualquer problema o Windows 8.1 e Linux. Para já a Intel prevê colocar à venda duas versões do Compute Stick, uma mais equipada, que vem com 32 GB de armazenamento e 2 GB de RAM e uma versão mais descascada com 8GB de armazenamento e 1 GB de RAM.

As duas versões vêm com um processador Intel Atom quad-core, capaz de qualquer tarefa mais básica, placa de rede wireless e slot para cartão SD. O mais equipado será colocado à venda por 149 dólares e o menos equipado por 89 dólares, ou seja, 126 euros e 75 euros.

Embora sejam computadores de baixo custo parece desadequado a intel colocar no seu computador de baixa gama apenas 1GB de RAM e 8GB de armazenamento visto a maior parte dos telefones de baixo custo com Android actuais, trazerem no mínimo estas características.

Este Compute Stick da Intel, vai fazer maravilhas para instituições com parque informático desactualizado e que com orçamentos curtos conseguirão equipar-se com o ultimo sistema operativo da Microsoft ou uma qualquer distribuição Linux que entenderem.

Fonte: Intel