condutor apanhado ao telemóvel, laptop e headphones

Cortesia: BBC
Cortesia: BBC

A proliferação de câmeras de acção, veio permitir “apanhar” situações que de outra forma não seria possível visualizar. Ter carta de condução e ser bom condutor são situações completamente distintas, pelo que cabe às autoridades legislar, de modo a que o trânsito flua sem grandes problemas e que as estradas se mantenham seguras.

O facto de existir legislação que proíba usar o telemóvel enquanto se conduz tem uma razão de ser. Usar o telemóvel e conduzir, é ilegal e o suficiente para distrair o condutor, ao ponto de aumentar o risco de acidentes.

Os ciclistas são o tipo de utilizadores das estradas que estão mais expostos a sofrer a acidentes graves, devido ao seu baixo perfil que diminui a visualização atempada pelos outros condutores, assim como a pouca protecção em caso de impactos ou quedas. Há alguns equipamentos para tentar evitar estes azares, mas em caso de acidente geralmente não são suficientes.


Um ciclista em Aberdeen na Escócia, conseguiu captar imagens interessantes usando a câmera instalada em seu capacete. Este ciclista conseguiu captar um condutor que conduzia, usava o telemóvel, um telemóvel e um computador portátil, como um verdadeiro perigo ao volante.

Se bem que o condutor parecia ser bom na multi tarefa, apercebemo-nos que este não esperava ser surpreendido por um ciclista com uma câmera. Para que lhe sirva de lição, as imagens encontram-se alojadas no youtube e já correram meio mundo.