ConnectX quer mandar servidores para o espaço

ConnectX

As corrida espacial está a dar que falar e o projecto ConnectX pretende colocar servidores no espaço. Apesar de haver soluções de alojamento na terra, em que há empresas em países frios dispostos a trocar o espaço nos seus porões por servidores. Em troca usam todo o calor gerado por estes enquanto estes por sua vez necessitam de menos energia para arrefecer.

O Projecto connectX pretende levar os seus servidores para o espaço devido às vantagens apresentadas pelo ambiente espacial. No espaço o frio reina, chegando mesmo a ser mais frio que o ar do ártico, fazendo com que não haja necessidade de gastar energia para arrefecimento. O facto de não existir gravidade, faz com que haja menos desgaste nos discos rígidos, prolongando o seu tempo de vida e menor propensão a erros. No espaço não há humidade que como sabemos é um dos maiores inimigos da electrónica, o que também contribui para o aumento da vida útil dos equipamentos.

Um dos desafios que se põe a este projecto, é a transmissão de dados entre o espaço e o planeta terra. A NASA neste momento tem um projecto de transmissão de dados através de um laser, em que a transmissão de dados é 4800 vezes mais rápida do que através de rádio frequência. Provavelmente a solução terá de ser algo parecido à solução da NASA.

Mesmo assim a ConnectX está a testar uma solução de transmissão de dados via rádio frequência, conseguindo o ano passado uma estonteante marca de 32 GB por segundo, que é 30 vezes mais rápido que a actual LTE.

Quem está por trás do projecto afirma que este é viável, mas mandar milhares de servidores para o espaço, manter e aumentar a sua capacidade de certeza que deve ter custos bastante mais elevados do que o fazer aqui na Terra. Independentemente disso, a verdade é  que a corrida espacial vai tornar a ido ao espaço muito mais barata do que os preços actuais tornando projectos do género uma realidade.