Coreia do Norte recupera ligações à internet

Após 9 horas sem internet a Coreia do norte recuperou as suas ligações à internet. O corte da internet à Coreia do Norte vem no seguimento do ciber ataque à Sony Pictures em Novembro deste ano.

Segundo fontes dos serviços de segurança dos Estados Unidos o governo da Coreia do Norte está envolvida no ataque ao estúdio da Sony Pictures devido à exibição do filme “Uma entrevista de loucos”. O departamento de Estado dos Estados Unidos recusa-se a discutir publicamente qual será a resposta proporcional ao ataque sofrido e pediu ajuda à China, mas pensa-se este “ciber ataque” à Coreia do Norte seja responsabilidade do governo de Obama.

As relações entre os dois países têm escalado até ao ponto de se travar uma provável ciber guerra encapotada, visto que nenhum dos lados assumiu publicamente a sua responsabilidade no conflito. Mathew Prince, Presidente da Cloudflare disse à CNN que “se realmente é um ataque provavelmente é algum rapaz de 15 anos com uma máscara do Guy Fawkes”.

Enquanto os Estados Unidos culpam o governo de Pyong Yang pelo ataque, estes por sua vez afirmam não estar envolvidos no ataque à Sony pictures. Numa atitude preventiva a Sony Pictures cedeu às exigências dos hackers e retirou o filme “Uma entrevista de loucos” que iria ser estreado este Dezembro. Barack Obama condenou a acção do estúdio e afirmou que esta atitude não é a solução para este problema.