Cortana poderá em breve estar presente no iOS e Android

Cortana-ios-androidNão há dúvida que os assistentes pessoais digitais vieram para ficar. Enquanto a Apple mantém o Siri nos seus equipamentos, a Microsoft pretende levar a Cortana ao iOS e ao Android.

Num artigo da Reuters, fontes próximas à Microsoft, informaram que a Cortana primeiro irá ser lançada no Windows 10 e só depois é que será apresentada ao utilizadores do iOS e Android na forma de aplicação.

A Microsoft tem trabalhado na Cortana à bastante tempo, usando a investigação de inteligência artificial do projecto “Einstein”.

Se bem que os assistentes digitais mudaram a forma como interagimos com os nossos telefones, ninguém adivinharia que se iniciaria uma guerra dentro do mesmo sistema operativo, para ver quem é o melhor.

Foram efectuadas tentativas junto da Microsoft para confirmar este rumor, no entanto como habitualmente, ninguém negou ou desmentiu tal acontecimento.

A gigante do Software desde que o seu CEO Satya Nadella lhe tomou as rédeas, apresentou uma mudança de estratégia, que aparentemente tem vindo a gerar frutos.

A empresa de Redmond em vez de tentar obrigar os utilizadores a usar as suas aplicações no Windows, tem levado várias aplicações para os sistemas operativos rivais, criando novas oportunidades de mercado.

O sucesso da Cortana depende apenas do que conseguir fazer nos outros ecossistemas, no entanto uma longa luta se aproxima e nós estaremos cá para ver.