Cortana vai estar presente no novo navegador da Microsoft

Já não é novidade que a Microsoft está a desenvolver um novo navegador, com o nome de código Spartan. A grande novidade surgiu-nos num artigo da The Verge em que fontes da Microsoft revelaram características que não estão presentes nos outros navegadores e que provavelmente poderão colocar a Microsoft de novo no pódio dos navegadores da Internet.

O Spartan prevê-se que venha equipado com uma nova tecnologia chamada de Inking Support, que permite que os seus utilizadores criem anotações e diagramas nas páginas da Internet com uma caneta do tipo Stylus, que podem ser partilhadas com outras pessoas. Isto é possível graças ao serviço web note, ser suportado pela serviço da nuvem da Microsoft, o OneDrive.

Este serviço Web note já é efectuado  de uma forma semelhante por outras empresas como a Evernote, que permite criar anotações e partilhar com outros utilizadores ou grupos de trabalho.

Outra grande inovação do novo navegador da Microsoft, é o seu assistente digital de nome Cortana estar integrado no Spartan. A idéia é criar uma função idêntica ao que o Google Now desempenha no Google Chrome.

A Cortana irá fazer o que faz o Bing actualmente, mas de uma forma mais interativa.

Está previsto o Spartan vir com outras pequenas funções que não são inovações, mas tal como em outros navegadores funcionam melhor na experiência de navegação. A forma de agrupar os separadores vai ser melhorada ao estilo do Safari e Firefox, permitindo o utilizador agrupar os separadores como lhe é mais produtivo.

O novo navegador da Microsoft é suposto ser igual em todos os equipamentos, desde computadores a tablets e telefones, possuindo o mesmo aspecto minimalista. Inicialmente previa-se que suportasse temas, mas a Microsoft acabou por desistir da idéia.

Com tudo isto o nome Internet Explorer, a longo prazo irá cair no esquecimento, caso venha-se a confirmar o nome Spartan para o próximo navegador da Microsoft.

Fonte: The Verge