Cuidados a ter com a bateria do seu tablet e telemóvel

O número de tablets e smartphones em que não se pode mudar a bateria sem recorrer a um serviço especializado tem vindo a aumentar.

Sendo assim, de modo a poupar ao máximo a bateria e aumentar o tempo de vida útil dos seus dispositivos há que ter alguns cuidados.

A melhor forma de aumentar o tempo de duração da bateria é desligar todos os serviços que não se estejam a utilizar, isso inclui, o wifi, bluetooth e os dados móveis, além de se diminuir a luminosidade do ecrã.

Ainda há muito o mito do efeito memória nas cargas das baterias, que obrigavam os utilizadores a efectuar ciclos de carga e descarga completos. Se isto era verdade para as baterias de NiCd, hoje já não é bem assim.

Os dispositivos móveis hoje em dia, usam baterias de iões de lítio. Para se aumentar o tempo de vida útil destas, a regra de ouro é não deixar a bateria se descarregar completamente. Hoje sabemos que o ideal é deixar a bateria permanecer carregada sempre acima dos 50 porcento e abaixo dos 80 porcento. Uma vez por mês deve-se efectuar uma descarga e carga completa para calibração.

Outro cuidado a ter com as baterias de lítio é mantê-las frescas. As baterias de lítio vêem a sua vida útil degradar-se com o calor. Ainda hoje arrepio-me todo ao usar o 3G do meu velhinho iphone 4, que aquece ao ponto de parecer que dá para estrelar ovos.

Embora os carregamentos wireless estejam na moda e sejam bonitos, este é um procedimento a evitar, há um desperdício de energia na forma de calor que ajuda a “torrar” a bateria. Se fosse para usar carregadores wireless os equipamentos já viriam de fábrica com esta tecnologia.

Deixar a bateria ficar totalmente descarregada por longos períodos de tempo tornam as células de iões de lítio instáveis, sendo perigoso o seu carregamento. Este tipo de baterias têm um mecanismo de auto destruição que a inutilizam quando isto acontece. A falha destes circuitos e seu carregamento quando estão instáveis pode originar uma explosão.

As baterias hoje em dia são feitas para durar entre três a cinco anos e o mais certo é mudarmos de equipamento antes da bateria começar a dar problemas. Com alguns cuidados como evitar deixar o telemóvel ou tablet ao sol e cumprir as normas aconselhadas pelos fabricantes, podemos estender o tempo de vida útil das baterias.