DeepFace vai reconhecer qualquer face numa foto

Cortesia: Geek
Cortesia: Geek

Há notícias que começam a ser assustadoras, pelo que temos de repensar o que queremos da inteligência artificial. O Facebook apresentou um novo sistema de inteligência artificial chamado de DeepFace, capaz de reconhecer qualquer cara, em praticamente todas as fotos.

Um pouco à semelhança do filme Relatório Minoritário, o computador consegue reconhecer praticamente qualquer face, nas mais de 400 milhões de fotos que estão presentes no Facebook.

Apesar do Facebook ao longo dos anos estar a melhorar a privacidade dos utilizadores, não marcando automaticamente as pessoas em qualquer foto sem a sua permissão, este sistema é uma ameaça. De modo a tentar atenuar este sentimento, o Facebook afirma que os utilizadores terão a possibilidade de desfocar a sua face sempre que assim desejarem.

O Programa de reconhecimento de faces funciona tanto em fotos de amigos, como também e fotos de pessoas externas aos seus grupos, no entanto, só será possível visualizar os nomes das pessoas que façam parte dos grupos conhecidos.

A Geek lança um alerta. Independentemente das intenções serem boas ou más, no final do dia o Facebook será capaz de reconhecer a a sua cara.

A partir do momento em que se entra num mundo digital, a privacidade deixa de ser o que era. Se pensarmos que apenas o Facebook está a desenvolver esta tecnologia, estamos enganados. Empresas como a Google e Governos de vários países, também encontram-se a desenvolver e trabalhar com tecnologia de reconhecimento facial.

O DeepFace usa a sua tecnologia para aprender a reconhecer as faces em diferentes condições de luz, perspectivas e e expressões faciais. Com o aumento desta aprendizagem este sistema de inteligência artificial torna-se cada vez mais inteligente.