Drones da DJI irão receber tecnologia que avisa se estás em rota de colisão

DJI Mavic 2 Enterprise
imagem cortesia DJI

Os drones vieram democratizar as filmagens aéreas, exclusivas durante muitos anos às grandes produtores de cinema e cadeias de televisão.

Infelizmente o proliferar destes aparelhos trouxe alguns dissabores e tem existido alguns incidentes, que a regulação e fiscalização não conseguem resolver.

A pensar na prevenção de acidentes aéreos, a DJI decidiu instalar a tecnologia ADS-B nos seus drones que vai avisar o operador do drone da presença de aviões e helicópteros.

Esta medida visa instalar um receptor ADS-B em drones com peso igual ou superior a 250g, que detecta aviões e helicópteros mesmo antes do piloto do drone os ver e avisa se estiverem em rota de colisão, de forma a que este possa tomar medidas evasivas para evitar o acidente.

A tecnologia ADS-B foi implementada de forma a evitar colisões no ar, apesar da forte vigilância dos controladores de tráfego aéreo.

Este sistema consegue detectar aeronaves a uma distância superior a 370 quilómetros além de fornecer outros dados precisos aos operadores de tráfego aéreo e pilotos.

A DJI já possui o O MAVIC 2 Enterprise com esta tecnologia pelo só terá de a colocar nos drones para os utilizadores não profissionais. Isto faz parte de um projecto que visa implementar 10 medidas para tornar os céus mais seguros.

Apesar da DJI por enquanto ser a única fabricante de drones a implementar esta tecnologia nos drones não profissionais, é obrigatório que até 2020 todas as aeronaves tripuladas nos Estados Unidos e Canadá terem esta tecnologia instalada.

Podes ver um video abaixo para perceber mais um pouco como funciona a tecnologia ADS-B e quais as suas vantagens.