Escassez de chips poderá afetar a produção de iPads e MacBooks

imagem: Coisas Digitais

Como seria de esperar a escassez de chips que se faz sentir no mercado, para infelicidade dos consumidores poderá afetar a produção de iPads e MacBooks.

Apesar da Apple se tentar blindar contra este tipo de eventos, é um facto que ainda depende muito de outros fabricantes para poder produzir os seus equipamentos, ou não fossem os seus equipamentos “Designed by Apple in California and Assembled in China”.

Vivemos tempos atípicos, atrasos devido à Covid-19 no lançamento do iPhone 12, um super cargueiro encalhado no canal do Suez que fez tremer o mundo e repensar que são necessárias novas soluções logísticas e descentralização na produção.

Esta diminuição do fornecimento de Chips, que está directamente relacionada com a pandemia, obrigou a fechar linhas de produção de forma a diminuir a propagação da doença e proteger as populações, agravou-se com a demanda por equipamentos informáticos, nomeadamente computadores portáteis, com a necessidade que o mundo encontrou de se reinventar em muitos sectores e recorrer ao teletrabalho.

Acreditamos que à semelhança do passado onde se assistiu ao aumento de preços da memória RAM devido à diminuição da produção, por causa de um terramoto na Asia, o mundo acabou por superar a situação e em pouco tempo tudo voltou ao normal.