Evento Apple de 9 de Março de 2015 – Macbook de 12 polegadas, Apple watch e outras coisas…

yerva-buena-centerApós o Mobile World Congress onde foram apresentadas verias novidades do mundo da tecnologia, eis que é a vez da Apple entrar em palco com um dos seus sempre emocionantes eventos.

O evento Apple de hoje, com o tema “Spring Forward”, decorreu no Yerba Buena Center, em S.Francisco, California e como não podia deixar de ser, a Apple apresentou os seus produtos, com espectacularidade a que estamos habituados.

Tim Cook entrou em palco e apresentou algumas novidades sobre a Apple TV, como alguns novos serviços na caixa de streaming da Apple, assim como a sua baixa de preço para os 79 euros. Sinceramente não nos parece que seja algo suficiente para nos fazer sair do sofá e ir a correr para Apple Store.
researchkit
Após breves comentários sobre o CarPlay e o iPhone, Tim Cook apresentou o Research Kit e o seu contributo para a pesquisa médica. A Apple encontra-se a trabalhar com várias instituições reconhecidas nos mais variados campos da medicina, de modo a que o Research Kit possa ser um grande contributo e uma forma diferente de abordar a pesquisa médica. Este tipo de software tem a potencialidade de aumentar exponencialmente o número de dados sobre determinada doença.

A grande novidade do Research Kit é o facto da Apple, conhecida por ser agarrada às suas patentes, tornar o Research Kit Open Source. O Research Kit torna qualquer iPhone que que tenha sido dada permissão num aparelho de recolha de dados médicos.

O Macbook pro de 13 polegadas vai receber algumas actualizações, como os novos processadores intel a 3.1 GHz, com Turbo Boost até 3.4 GHz, uma nova gráfica integrada intel iris 6100, novo armazenamento flash duas vezes mais rápida e o novo trackpad. Ganha ainda mais 1h de autonomia totalizando 10 horas de funcionamento a bateria.

Os Macbook Air de 11 e 13 polegadas também ganharam os novos processadores intel a 2.2 GHz, com Turbo Boost até 3.2 GHz, gráfica integrada Intel HD 6000, Thunderbolt 2 e armazenamento flash duas vezes mais rápido que a geração anterior.
teclado-macbook-air-12-polegadas
Um dos momento altos, para não dizer o mais alto, foi a apresentação do novo Macbook de 12 polegadas. O mais fino e revolucionário laptop da Apple pesa cerca de 910g e tem 13.1mm de espessura. Ao contrário do que estamos habituados, irá estar disponível em dourado, prata e cinzento sideral.

Este laptop, tem um ecrã de 12 polegadas, um teclado retro iluminado redesenhado, com nova tecnologia e um novo tipo de teclas. Além disso possui um novo trackpad que “sente” a quantidade de pressão exercida, possibilitando o uso de novos gestos.
macbook-12-polegadas-specs
O Macbook de 12 polegadas é super eficiente. Tem um novo ecrã retina com uma resolução 2304×1440, que permite ganhos de 30% no consumo de energia. Este computador foi completamente redesenhado e o seu interior é diferente de todos os Macs que já abrimos.

Possui uma placa lógica 67% mais reduzida e não necessita de ventoinha para dissipar o calor. O restante espaço, foi completado com baterias, que também foram redesenhadas para o efeito.

Diferente do que estamos habituados o Macbook de 12 polegadas vai possuir apenas uma ficha USB tipo C como era esperado, responsável por carregar o equipamento,transfêrencia de dados por USB, DisplayPort, HDMI, e VGA. Os preços começam nos 1499 euros.
health_hero_large
Finalmente foi apresentado o equipamento que toda a gente esperava, o Apple Watch. O relógio da Apple é sem duvida uma excelente peça de joalharia, está muito bem desenhada e foi pensada e construída ao detalhe. Tim Cook afirmou durante o evento que “o Apple Watch não está contigo, está em ti”, pelo deve ser olhado não como um relógio, mas como algo que vais usar todos os dias em várias actividades.

Como relógio ele é bastante preciso e pode ser personalizado ao gosto do freguês com bonecos ou outro tipo de relógio. Tem também as já conhecidas funções de timer e cronómetro. Ler emails ou atender chamadas à semelhança de Michael Knight (personagem da série o Justiceiro e seu fiel carro inteligente Kit). Comunicar através de pequenos desenhos ou sons também é possível.

O Apple Pay também está presente neste relógio e é bastante fácil de usar. Basta chegar o pulso ao pé do aparelho de pagamento e já está.

Por ultimo e como não podia deixa de ser, um relógio inteligente deste calibre foi construído a pensar naqueles que não dispensam de um gadget para fazer exercício físico. A Apple pretende que os seus utilizadores sejam saudáveis. Foi introduzida uma função que alerta o utilizador para se levantar e mexer, quando detecta que este está à demasiado tempo parado.

O relógio apresenta um ecrã onde é apresentado numa espécie de arco iris, quantas calorias consumiu, quanto tempo de movimento tem e quanto tempo foi gasto a fazer de exercício físico.
timekeeping_hero_large
Os praticantes de caminhadas, corrida, ginásio ou ciclismo de certeza que não vão querer ficar uma sessão sem o seu Apple Watch. De modo a dar leituras precisas o relógio da Apple possui vários sensores como acelerómetro, leitor de frequência cardíaca, GPS, e vários sensores de movimento.

Navegar nas redes sociais é um ponto bastante vincado neste aparelho. É possível actualizar o seu perfil ou interagir nas redes sociais apenas usando os comandos do Apple Watch.

Como ponto muito positivo e uma surpresa agradável, é o facto do Apple Watch conseguir estar ligado cerca de 18 horas com uso misto, e 72 em modo de poupança de energia. Não é nada comparado aos 7 dias do Pebble Time, mas é muito bom se comparado com o que era esperado.

O Apple Watch vai começar a ser vendido a partir de 10 de Abril na Austrália, Canadá, China, França, Alemanha, Hong Kong, Japão, Reino Unido e Estados Unidos. Caso queiras experimentar o relógio poderás fazer numa loja física caso efectues uma marcação.

Em breve esperamos dar mais pormenores mais detalhados sobre estes dispositivos da Apple.