EyePrint ID é um sistema de autenticação ocular

EyePrint ID

Quem ainda pensa que o TouchID é um dos sistemas mais avançados para garantir uma autenticação segura que se desengane. A ZTE desenvolveu um sistema de autenticação que faz scan aos seus olhos.

O ZTE Grand S3, apesar de batizado com um nome nada original, foi presenteado com um sistema de scan ocular, designado de EyePrint ID. Este sistema de autenticação biométrica, é uma solução desenvolvida pela EyeVerify, que recorre aos padrões dos vasos sanguíneos oculares, únicos a cada indivíduo.

Ao contrário dos sensores de impressões digitais presentes nos iPhones e Samsungs, o Eyeprint ID não necessita de um sensor especifico, antes pelo contrário, este sistema de autenticação biométrica apenas requer uma câmera fotográfica decente, capaz de filmar a 720p, de modo a captar os nossos vasos sanguíneos oculares.

Esta solução no ZTE Grand S3 leva cerca de 0.8 segundos a autenticar o dono do telefone. Esperemos que este sistema seja mais seguro que o TouchID e não possa ser enganado através do uso de fotografias de alta definição.

A titulo de curiosidade, existe uma aplicação disponível para Android e iOS na Play Store e na App Store, em que o utilizador pode testar como funciona este sistema de segurança.

Cada vez mais temos a certeza que o ideal será a combinação de vários sistemas de segurança, género uma tripla autenticação (olhos, impressão digital e código pessoal), que irá dificultar ou impedir o acesso aos nossos aparelhos por indivíduos com más intenções, principalmente se tivermos em conta, que cada vez mais os nossos dispositivos móveis são usados para efectuar pagamentos.


Fonte: Geek