FAA implica com vídeo retirado por drone e publicado no Youtube

florida-beach-drone-jayson-hanes

Ontem ao passar de Carro por um parque, notei que estavam duas pessoas muito concentradas a voar com o seu pequeno drone. Se bem que é uma tecnologia bastante aliciante, capaz de tirar imagens e videos de ângulos que de outra forma seria extremamente difícil, por outro lado, é uma tecnologia demasiado recente em que a legislação está a ser discutida.

Poderia ser em qualquer parte do mundo, mas o que se passou foi nos Estados Unidos. A Federal Aviation Administration, informou um utilizador do Youtube que um os seus vídeos filmado por um drone, estava em conflito com os regulamentos actuais, devido a terem sido publicados no Youtube.

Este utilizador que tinha o drone registado com uma licença comercial, ficou sob alçada de um regulamento bastante mais rigoroso relativamente a quem tem um drone para uso pessoal.

Aparentemente o aviso da FAA deveu-se ao uso de publicidade do Youtube e nada tem a ver com o vôo em espaço aéreo restrito ou quebra de privacidade.

Estas pequenas notícias servem para alertar, os mais ansiosos por adquirir um drone, de que a legislação ainda está ser discutida, pelo que se pretendes adquirir este tipo de equipamento convém aguardar mais um pouco, ou corres o risco de adquirir um equipamento que depois não poderás dar uso de forma legal.

 


Fonte: Engadget