Facebook esteve offline…de quem é a culpa?

O grupo hacker Lizard Squad, esteve envolvido no ano de 2014 em alguns dos ataques mais mediáticos do mundo da informática.  Já não bastasse os ataques informáticos às redes da Sony Playstation Network e da Microsoft Xbox Live, o grupo afirma ser responsável pelos ataques às redes sociais do Facebook, Instagram, Tinder, AIM e Hipchat.

O único que escapou foi o Twitter, mas também percebe-se porquê.


Quem tentou ligar às redes do Facebook e do Instagram entre as 6h e 7h na madrugada de hoje, provavelmente deparou-se com o site offline.

Apesar dos Lizard Squad terem reclamado as responsabilidades do ataque no Twitter, o Facebook por sua vez afirma que o problema deveu-se aos seus sistemas. Num comunicado da empresa de Mark Zuckerberg lê-se:

“Esta manhã cedo várias pessoas tiveram problemas em aceder ao Facebook e ao Instagram. Isto não foi resultado de um ataque, mas sim resultado de algumas alterações que afectaram a configuração dos nossos sistemas. Agimos rapidamente para resolver o problema pelo que os nossos serviço já se encontram 100% disponíveis.”

Não se sabe até que ponto os Lizard Squad estavam a dizer a verdade, o que sabe é que é muito fácil grupos hacker reclamarem para si os ataques informáticos, uma vez que andam à procura de prestígio, por outro lado é extremamente difícil as unidades de policia responsáveis por investigar estes crimes provar de quem é a culpa.