Facebook melhora fotos automáticamente

A melhor máquina fotográfica não é aquela dslr que temos guardada no armário em casa, mas sim aquela que está connosco no momento certo. Hoje em dia qualquer pessoa tem um telefone com máquina fotográfica no bolso, pronto a registar aquelo momento na altura exacta.

Apesar dos telemóveis terem cada vez melhores câmeras fotográficas o facto é que nem sempre conseguimos a qualidade desejada. Certo é que com algum trabalho e habilidade conseguimos através de software de edição de imagem melhorar aquela foto “ranhosa” tornando-a aceitável e por vezes boa. O grande problema é que a maioria das pessoas não possui conhecimentos suficentes ou software para fazer este tipo de trabalho.

Percebendo todos esses problemas, o Facebook criou na sua aplicação do iOS uma característica que melhora a fotografia quando o utilizador a coloca na net. A aplicação analiza a fotografia e aplica os filtros caso o utilizador assim o deseje.

O Facebook ao permitir a edição de fotos afirma que apenas quer tornar tudo mais fácil. Caso o utilizador não deseje usar o melhoramento automático pode sempre manualmente “brincar” com a foto até que fique como deseja.

Esta característica parece inovadora, mas já faz algum tempo que a Google aplica o melhoramento e edição de fotografias no seu serviço Google Plus. Note-se que as redes sociais começam todas a implementar esta característica. O Instagram é a rede social rainha das fotos e que sem filtros fotográficos não teria o sucesso que tem.