Facebook vai ajudar a prevenir o suicídio

Quem trabalha na área de saúde mental, sabe que detectar sinais de suicídio por vezes não é fácil. Nos Estados Unidos, o Facebook vai introduzir um novo mecanismo que irá permitir detectar na rede social pessoas em risco de suicídio.

O novo mecanismo vai analisar as postagens e comentários no Facebook, de modo a que sempre que haja suspeitas de algum utilizador estar com comportamentos suicidas, o Facebook oferecer aconselhamento e ajuda.

A notícia deste novo mecanismo, surgiu através da página do Facebook Safety, que explica que sempre que algum utilizador detectar alguém em risco pode reportar, para que seja oferecida ajuda.
Screen-Shot-2015-02-26-at-10.18.01
O Facebook está sensível à causa, e encontra-se a trabalhar com várias instituições especializadas na prevenção do suicídio. Estas afirmam que o simples facto de poder ser direccionado para falar com alguém em momentos de angustia, poderá ajudar a aliviar o sofrimento.

Após a detecção da pessoa em risco de suicídio, o Facebook envia uma notificação privada ao utilizador, oferecendo ajuda e dando-lhe a escolher qual a opção que pretende seguir. Além disso, o Facebook antes de falar com a pessoa em sofrimento, oferece a quem detectou a situação, a oportunidade de  tentar ajudar o amigo, através de apoio telefónico ou mensagem de texto.

Este mecanismo que vai ser lançado em breve nos Estados Unidos, desconhece-se se irá ser exportado para o resto do mundo. Seria interessante ver Associações de prevenção do suicídio dos outros países, solicitarem trabalhar em conjunto com o Facebook de modo a que este sistema abranja todo o mundo.