Falsos técnicos da Microsoft tentam burlar clientes por telefone

Cortesia: Scam Detector
Cortesia: Scam Detector

O crescente número de computadores por domicílio em todo o mundo tem oferecido aos burlões da internet ou scammers uma variedade de idéias para  defraudar os mais desprevenidos.

Um dos últimos golpes por telefone, revela que os criminosos estão a ligar para  números de domícilios, alegando ser técnicos da Microsoft, oferecendo “verificações de segurança gratuitas”. Uma vez ludibriadas as vítimas, pedem informações para ganhar acesso remoto aos seus computadores ou enganá-los para dar informações acerca do número de cartão de crédito ou instalar software malicioso.

De acordo com um levantamento feito pela Microsoft, 16% dos utilizadores dos seus produtos receberam este tipo telefonemas. A probabilidade de um destes supostos “técnicos” da Microsoft lhe ligar é cada vez mais elevada.

É preciso ter atenção que este tipo de fraude ou burla não é exclusiva da Microsoft e pode ser efectuada por burlões,  fazendo-se passar por técnicos de outras empresas como a Apple, Samsung ,Google. Esta burla é conhecida como Scam Scareware e por vezes recorre a engenharia social, usando informações que os Burlões retiram das redes sociais.

Se alguém lhe ligar, falando inglês ou mesmo em português, fazendo-se passar por técnico da Microsoft desconfie. Os verdadeiros técnicos provavelmente estão demasiado ocupados para estar a ligar para casa das pessoas a oferecer serviços.

A Microsoft Portugal está a seguir esta situação e trabalhar em conjunto com a Polícia Judiciária. Desconfie e divulgue pelos seus amigos e família.