Fibra óptica a 255 Tbs, o novo recorde de transferência de dados

ExtremeTech

Esta foto bem que poderia ser de uma publicidade de champô, que torna o seu cabelo lindo e sedoso. Apesar de não ser cabelo esta é uma foto de uma fibra optica, usado para transferir dados a uma grande velocidade.

 

Cientistas da Holanda e dos Estado Unidos, bateram um novo recorde de velocidade de transferência de dados utilizando fibra óptica. Foram atingidos os 255 Tbs ou seja 255 000 gigabytes por segundo.

Isto é o suficiente para transferir 1 filme de 1GB em 31.25 microsegundos (0.03 milisegundos), ou então todo o conteúdo do teu disco de 1TB em 31 milisegundos.

Para terem 255 Tbps em perspectiva, as fibras ópticas comerciais são de 100Gbps, ou seja 2550 vezes mais lentas. 255Tbps é estupidamente rápido, e de longe muito mais rápido que a capacidade actual total de um cabo de fibra óptica e todas as suas fibras.

 

Para atingirem tais velocidades os cientistas utilizaram um pequeno truque que foi aproveitar vários comprimentos de onda de luz para enviar os dados. Actualmente as fibras só utilizam um comprimento de onda.

 

Em suma, enquanto alguns sofrem com a lentidão das suas ligações à internet, por outros cantos do planeta fazem-se experiências com velocidades até hoje inimagináveis.