Finalmente a Apple vai resolver o problema nas redes Wifi

apple-problema-nas-redes-wifiApesar de não termos sido afectados pelo bug que tornava a utilização do wifi má ou inexistente, em macs e iPhones, a verdade é que este problema afectou vários utilizadores durante o ultimo ano.

Para felicidade dos donos dos mac e iphones afetados pelo problema nas redes wifi, a Apple  está a resolver de forma silenciosamente este problema.

Para percebermos o que originou este episódio, temos primeiro de compreender o que é o DNS (Domain Name System).

Cada computador na internet, tem um endereço ip. Nomes de domínios como coisasdigitais.com também possuem um endereço ip anexado, para que os computadores o possam encontrar.

O nome de domínio funciona como uma forma de encontrar o endereço ip certo.

Os servidores de DNS como a Google ou provedores de internet, mantêm um directório onde estão localizados os nomes de domínio e os respectivos endereços ip.

Durante doze anos a Apple usou como parte do seu software, o “mDNSResponder” para gerir as ligações de rede. Durante muito tempo isto funcionou com sucesso, pelo que nunca teve de ser alterado pela empresa.

Com o lançamento do OSX Yosemite, a Apple retirou do seu código o “mDNSResponder” e substituiu pelo “Discoveryd”, segundo se pensa, devido ao Airdrop para iPhone.

Após a introdução do “Discoveryd” a empresa da maçã, nunca mais parou de ter problemas com as ligações em redes wifi, tendo efectuado, três tentativas de resolver o problema.

Na versão Beta do OSX 10.10.4 a Apple reintroduziu o “mDNSResponder”, eliminando o “Discoveryd” de uma vez por todas do OSX e do iOS 9.

Com a atualização dos sistemas operativos, espera-se que de uma vez por todas os utilizadores de equipamentos Apple, possam tirar o máximo partido dos seus iDevices nas redes wifi.