Firefox passa a bloquear Web Trackers

O Firefox é um dos navegadores de internet mais usados no mundo. Independente e preocupado com a segurança dos seus utilizadores o este navegador da internet é a partir de agora capaz de bloquear Web trackers por definição.

Quem certamente não irá ficar muito satisfeito com esta nova função serão as empresas de análise de dados e de publicidade que usam e abusam dos Web trackers para seguir a vida digital dos internautas, por vezes de forma menos ética.

Esta pequena mudança no Firefox provavelmente irá tornar o navegador mais rápido aquando da navegação enquanto incapacita práticas de publicidade mais agressivas.

A Mozilla pretende com este bloqueio dos Web trackers aumentar a privacidade dos utilizadores sem contudo afectar a experiência de navegação na internet, não bloqueando tudo indiscriminadamente, visto que muitos sites dependem de cookies para melhorar a experiência dos utilizadores.

Isto pode ser visto como uma espécie de meio termo se comparado com o Safari da Apple que bloqueia todos os cookies de terceiros.

O bloqueio dos Web trackers no Firefox fica ativo em novas instalações por definição, por outro lado se já fores um utilizador deste navegador tens de o fazer manualmente nas definições, se bem que o Firefox o irá efectuar automaticamente nas próximas atualizações.

Enquanto o Safari já o faz desde à alguns anos a Google ainda está muito atrás, provavelmente por ainda não ter encontrado forma de bloquear os Web Trackers sem afectar o seu serviço de venda de publicidade.